5 de mar. de 2011

Luta de Classes

"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes."
Marx & Engels

Manifesto do Partido Comunista

O homem possui a necessidade de viver em sociedade, possuindo vínculos de amizade e constantemente se relacionando com os que estão em sua convivência, e assim como o pensamento humano sociedade muda.
Nas primeiras comunidades os indivíduos trabalhavam para o bem comum. Surgem então os líderes, organizam as cidades, iniciando o estabelecimento da divisão de classes e instituindo proteção militar.
Inicia então, a Idade Antiga, com o aumento de habitantes, fusão de algumas cidades e invasões de outras, sendo esta uma forma de luta de classes, uma vez que um soberano mais forte subjuga um fraco que tenta manter-se.
Já na Idade das Trevas, o rei deixa de ter prestígio, todos os nobres se tornam senhores de terras e exploram os servos, que pagam por utilizar a terra e por proteção. Quando esta época começa a entrar em decadência surgem às cidades e uma nova classe social, a burguesia, proveniente dos servos, esta classe força a formação dos Estados Nacionais para melhor comercialização, tendo então, na maior parte dos territórios, uma imperceptível revolução que pouco altera as relações sociais beneficiando a burguesia e principalmente os nobres.
Na Idade Moderna ocorrem as grandes revoluções, iniciando pela Independência dos Estados Unidos, que se liberta da exploração Inglesa estabelecendo sua constituição próprios padrões de exploração. Após esta há a Revolução Francesa, marco contra o absolutismo, onde a burguesia e proletário unem-se para derrubar um governo opressor as duas classes, e acaba por tornar a burguesia classe dominante, porém inspira diversas Revoluções.
O Brasil, porém, nunca teve real mudança de classe social dominante, pois todas as revoluções feitas (Proclamação da República,...) foram feitas pela elite e para elite do país, apenas o que mudou durante os anos foram as áreas de atuação de investimentos dessa Aristocracia herdada do Brasil Colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário